terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Hidratação profunda ou Mascara-Bomba

Como sabem eu tenho madeixas loiras no cabelo. O meu cabelo era castanho escuro mas nesse ultimo ano decidi mudar então comecei a fazer madeixas. Os produtos usados para a descoloração do cabelo são bastante abrasivos e secam imenso o meu cabelo. Onde se nota mais é sem dúvida nas pontas. Acabam por ficar com duas ou mais pontas ( mais conhecido por cabelo espigado). A cabeleireira onde faço as madeixas sugeriu me um tratamento de hidratação a base de queratina mas confesso que o preço não foi de todo convidativo. Então eu resolvi pesquisar soluções alternativas.

Em vários sites, mas quase todos de origem brasileira, eu encontrei vídeos (no youtube), imagens e posts a falar da famosa Mascara Bomba. Então decidi experimentar .

Desde essa experiência ( eu e a minha mania das experiências e qualquer dia corre me mal eheheheh) eu tinha jurado a mim mesma não voltar a experimentar mascaras caseiras, mas fazer o quê??? Há esse bichinho dentro de mim que teima em experimentar coisas novas. A mascara é super fácil de fazer. Bastam:

2 Colheres de açúcar
2 colheres da mascara que habitualmente usamos no cabelo
e 1 colher de Bepantol liquido

Parece simples não parece??! Pois mas aí está!!?? Não foi tão simples quanto isso. Para fazer essa mascara encontrei um enorme entrave. É que o Bepantol Líquido não existe em Portugal. Corri as farmácias todas até enviei um mail a Bayer ( empresa que fabrica o produto). A marca Bepantol só existe no Brasil e mesmo essa  foi descontinuada a sua produção. Em Portugal os mesmos produtos chamam-se Bepanthene. Então começou a minha saga a procura de um Bepanthene liquido. Resultado??? Também não existe. Existe em Bepanthene Loçao de 400ml mas não era o produto que eu procurava. Voltei a fazer pesquisas e heis que constato que o Bepanthene Creme tem exactamente a mesma constituição de que o Bepanthene Líquido.

Sendo assim a receita inicial foi substituída por:

2 Colheres de açúcar (eu usei açúcar normal)
2 colheres da mascara que habitualmente usamos no cabelo
e 1 colher de Bepanthene Creme

Lavei o cabelo com o meu champô habitual limpei o excesso de agua com uma toalha e comecei a aplicar a mascara sobre o cabelo. Em vários sítios eu vi que deixavam atuar por 40 mn mas como já eram 22h11 quando fui tomar banho ia ficar muito tarde para eu ir me deitar então só deixei por 20 mn. No fim do tempo retirei com agua normalmente. Quando fui pentear o cabelo achei que ele estava diferente ( não  diferente de macio ), a diferença também não era de estar áspero. Não sei explicar muito bem qual era a diferença mas senti diferente e só me lembro de na altura ter pensado :" Ohhh Maria Gertrudes (brincadeirinha) !!! Tu e essa tua mania e qualquer dia vais ficar careca!!!". E la continuei a desembaraçar o cabelo com a escova, a seguir espalhei nas pontas o creme Keratin que vem mencionado  no post da experiência e fui secar o cabelo. Primeiro retirei a humidade com o secador e a seguir passei a prancha e quando estava a fazer isso então nessa altura comecei a sentir.... o meu cabelo.... Brilhante.... Macio.... Solto.... como há imenso tempo tempo não ficava. Hoje de manhã até a minha sassaranica me disse: " Óhh mamã teu cabelo está tão fofinho!"

Sem duvida que essa mascara está aprovadissima.
Nota: Essa mascara só deve ser usada uma vez por semana porque o seu uso exagerado pode  provocar efeito contrario ( foi o que eu li nas varias pesquisas que fiz)


(O Bepanthene Creme que eu comprei, custou 6,49€ e tem varias utilizações creme cicatrizante para irritações, dermatites, queimaduras, protector para o rabinho do bebé, etc... )

ADENDA: Esse tem sido o post mais visto do blog deixo aqui o link de um post onde podem ver o cabelo muitos meses depois do uso continuado da mascara.

20 comentários:

Vanessa Fernandes disse...

Só hoje que descobri a tal Mascara Bomba - Felizmente a minha "saga" em procurar o tal bendito Bepantol....só foram 25 minutos no Google. Encontrei o teu post e vou já correr à primeira farmácia!
Obrigada por experimentares/experiência nos teus cabelos :P
Beijinhos

Anónimo disse...

hum, também ando louca à procura do benfadado bepantol liquido; mas sendo assim, vou experimentar a tua receita :) obrigada

Susana disse...

Tb vou comprar amanha pk tenho o cabelo completamente ressecado de descolorar....

Aninhas disse...

Obrigada pela dica, estou smpre à procura de receitas caseiras para deixarem o cabelo bonito. Vou experimentar este fds :)

Orlanda Moutinho disse...

Comigo resultou muito bem espero que resulte com vocês tambem :)

Unknown disse...

serve como um serum ou acabamento final para cabelos encaracolados? nao deixa o cabelo pastoso? e o bepantene mais barato que é para as feridas ,nao sera melhor? parece-me que esse é tipo gel.

Unknown disse...

estou a ler e com muito espanto meu e alegria conhecer uma bloguer com este tipo de aconselhamentos,só encontro brasileiras e é mais dificl porque os produtos de lá nao teem o mesmo nome cá. vamos ao que interessa,bepantene! será que não danifica o cabelo? eu vi um video tambem com o chaampoo bomba para acelarar o crescimento do cabelo. o bepantene creme nao deixará o cabelo muito pastoso? há o outro bepanyene que é para as feridas,nao será em gel esse?

Orlanda Moutinho disse...

Ola Wendyy Silva
Desde já agradeço o teu post assim como as tuas perguntas.
Quanto a mim esse foi de longe A MELHOR mascara caseira que eu ja experientei até agora, e devo dizer te que experimento imensas coisas lol .Quanto ao bepanthene o produto não é em gel é mesmo em creme, como o nome o indica " Bepanthene creme". O bepanthene existe me varias formas: Unguento, Pomada, plus, Loção mas não pode ser nenhuma dessas formas devido a sua composição quimica. Se comprares pede para ser o Bepanthene Creme iagual ao da imagem. A embalagem grande sai mais barata.
Quanto ao uso, desde que eu descobri tenho feito sempre só uma vez por semana ( as vezes e mais quando tenho preguiça de 15 em 15 dias :P) e estou muito satisfeita com os resultados. Eu usava bastante o alisador e isso danificou (entendasse mesmo por partir) o meu cabelo. Com o uso da mascara e o facto de deixar o cabelo secar mais vezes ao natural os fios recuperaram bastante o aspecto saudavel. Espero ter conseguido esclarecer algumas das tuas duvidas. Quanto a mascara não troco essa por nenhuma outra, agora estou na saga de encontrar "O CHAMPÔ" ideal.
Beijinhos e espero que continues a gostar de ler o meu cantinho.

Anónimo disse...

Olá!
Gostava de pedir se não podias fazer um antes e um depois?

Anónimo disse...

Obrigada!!Excelente conselho!!
As colheres q indicas é de sopa ou daquelas mais pequenas de sobremesa?

*

Orlanda Moutinho disse...

Olá anónima
A medida é de colher de sopa. :)

Tânia disse...

Olá, babynha!!!
Já ando também há imenso tempo na saga da busca pelo dito bepantol líquido (ou solução), e tenho de fazer uma correcção(sorry)... :)
Realmente o equivalente ao Bepantol comercializado no Brasil é o nosso tão conhecido Bepanthene, mas permite-me a correcção: o Bepanthene Creme não tem a mesma constituição que o Bepantol Solução que as brasileiras utilizam para as máscaras milagrosas de hidratação (infelizmente)... Ou seja, a substância activa claro que é o dexpantenol (sempre em concentração de 5%, valha-nos isso - lol), mas os restantes ingredientes/excipientes são diferentes.

Na bula do BEPANTOL SOLUÇÃO diz:

Forma farmacêutica e apresentação:
Solução: Frasco de vidro com 50 ml.
Composição
- Princípio Ativo: Dexpantenol* 50 mg (*Vitamina B5 - pomada e solução a 5%)
- Excipientes solução: Bradosol, Lactona, Metilparabeno, Propilparabeno, Água desmineralizada.

Na bula do BEPANTHENE CREME diz:
A substância activa é o dexpantenol (50 mg/g). Os outros componentes são DL-pantolactona, fenoxietanol, Amphisol K (hexadecil hidrogenofosfato de
potássio), álcool cetílico, álcool estearílico, lanolina, miristato de isopropilo, propilenoglicol, água
purificada, hidróxido de potássio (para ajuste do pH).

Estão aqui os links das bulas:
http://www.medicamentobrasil.com.br/produtos_descricao_bulario.asp?codigo_bulario=6227
http://www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=949&tipo_doc=fi

Eu trabalho num laboratório de química de alimentos, pelo que trabalho com alguns desses químicos que aparecem listados... e, apesar de não fazer a mínima ideia do efeito que esses excipientes têm no cabelo, a realidade é que o composto principal (o dexpantenol) é o mesmo e está na mesma concentração... que no fundo é o que nos interessa e o que vai hidratar o cabelo! :))))
Por isso... dado que foste a nossa "cobaia" e experimentaste a tal Máscara Bomba com o nosso Bepanthene e tiveste bons resultados, também vou experimentar!!!
Preciso de hidratar as pontas que, apesar de não estarem espigadas, estão um pouco secas por causa do sol, Verão, etc...
Obrigada pela dica!!!

Orlanda Moutinho disse...

Olá Tania
Sim é verdade que os outros compósitos são diferentes mas o ativo principal é o dexpantenol, pelos vistos é o que interessa na hidratação e recuperação das pontas secas. Podes usar à vontade e sem receio. Ainda ontem cheguei em casa com ideia de cortar as pontas ( sou eu que corto o meu cabelo - também aprendi através do youtube :P)e lembrei me de fazer a mascara ( ja não fazia ha mais de 2 meses). Dexei atuar 30 mn mas dessa vez coloquei folha de aluminio á volta da cabeça e dei um pouco de calor com o secador e deixei mais uns minutos. Quando lavei o cabelo já não tinha tanto o aspeto de ressequido. O meu cabelo é ondulado e deixei o secar ao natural. Hoje acordei e tinha os cachos bastante definidos coisa que já não acontecia há uns tempos por estar muito ressequido. Mas o melhor mesmo é tu experimentares e depois diz alguma coisa. Beijinho

Unknown disse...

Boa tarde. hoje experimentei a tua dica e da-me a sensação que ficou tipo "pastoso" nao sei porque :s

Orlanda Moutinho disse...

Ola Rafaela
O resultado do cabelo pesado pode se dever a muitos fatores...Usaste as medidas certas?Retiraste bem o produto do cabelo? Se o teu cabelo for fino só deves aplicar nas pontas evitando a raiz... E o mais importante os cabelos reagem de forma diferentes talvez a textura do teu cabelo não seja compatível com essa mascara :S O meu cabelo é grosso e ondulado ( eu aliso com a prancha) e comigo resulta :)

Anónimo disse...

amei. tb ia ver s encontrava o bepantol para hidratar cabelos encaracolados e ainda bem k vi o teu post! obgada

Virginia disse...

adorei!!!fantastico! tenho o cabelo fino mas meio para o frizado, não coloquei na raiz, como é obvio.

Anónimo disse...

Depois de tanta pesquisa pelo bepantol liquido em portugal, finalmente encontrei algo muito util que foi a sua partilha de informacao e seu resultado. Vou esprementar tanbem neste cabelo afro acho que meu cabelo vai adorar. Obrigada

Anónimo disse...

sera k da para por um pouco diretamente nas pontas?

Anónimo disse...

Também andava à procura de bepantol liquido e encontrei neste site que supostamente vende, em Portugal.

Não sei se é fiável ou não pois não encomendei.

http://www.quebarato.com.pt/tag/onde+comprar+bepantol+liquido


CF

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...